quarta-feira, 8 de outubro de 2008

0 BLOG DECORANDO TUDO

Ontem estava pensando em escrever algo sobre como as pessoas agem por impulso na hora de ligar para um design de interiores e de como é importante que ela reflita da real necessidade de contratar um profissional.
Hoje, para minha surpresa, encontrei este texto no blog Decorando tudo que descreve exatamente o que eu queria falar.


"Ao contrário do que muitos pensam, inclusive os próprios decoradores, o decorador não é um profissional que dita a moda.O bom decorador é aquele que interpreta as necessidades do cliente. Vejamos como:
- No primeiro contato, ele não fala, só ouve. É necessário que ele saiba quem são os moradores da casa, quais os seus hábitos, o que fazem, o que comem etc. Só assim ele terá dados suficientes para apresentar um projeto coerente.
- No segundo contato, ele fala e você só ouve. Nessa hora você vai analisar se o que ele está apresentando combina com você.Não aceite como argumento o famoso "isso está super na moda", até porque o que está na moda hoje, não estará amanhã.
Uma casa é, antes de tudo, uma extensão da sua personalidade. Quando você contrata um decorador, é para ele dosar e harmonizar elementos, cores e objetos de acordo com o seu estilo e não com o estilo dele.
Por exemplo, se você não gosta de lavabos escuros (que parece estar na moda agora) e sonha com um lavabo claro, você deve optar pelo lavabo claro, é claro!
Outro ponto importante é você ter plena consciência que está pagando pelo serviço, então você pode alterar o projeto e adequá-lo ao seu orçamento.
Inclusive é muito importante que você deixe claro qual é o seu orçamento e especifique se você deseja ter objetos caros ou não.
Nunca contrate um decorador só porque é chique fazer isso, mas sempre que você sentir a necessidade de orientação profissional.
Tome cuidado também em tentar ser você mesmo o decorador, se inspirando em revistas e nas casas dos outros.Se na revista você gostou de alguma coisa que é de um determinado estilo, clássico por exemplo, e o reproduz na sua sala de estar, deve se preocupar em não reproduzir um estilo totalmente diferente em outro ambiente.Se você não souber fazer a transição, pode ser que a sua casa fique um pouco parecida com um museu que mostra a evolução do mobiliário pelas épocas.
A regra básica para não errar na decoração é não agir pelo impulso e sim pela coerência.
Antes de fazer, pesquise. Depois de pesquisar, pense. Depois de pensar, analise. Depois de analisar, pense de novo. E aí, faça!
Viu como é simples?"


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
back to top