sexta-feira, 16 de maio de 2008

0 BRIEFING

O designer levanta um conjunto de informações junto ao cliente (briefing) para servir de base para o estudo preliminar do projeto. Na maioria das vezes, estas informações são passados por uma pessoa, mas o projeto envolve outros indivíduos da família ou da empresa.
O que na prática acontece é que as outras pessoas que não tiveram contato com o profissional acabam não compreendendo parte das propostas sugeridas no anteprojeto. Desta forma, recomenda-se que todos participem dessa reunião para que todas as necessidades sejam conhecidas pelo design. Desta forma evitaremos atrasos e faz e desfaz do anteprojeto.
É comum, também, que o Cliente ainda na fase do Estudo Preliminar consulte pessoas de fora da família - uma irmã, uma prima, uma amiga. Como essa pessoa não conhece os dados que nortearam a concepção daquelas idéias pode haver uma crise. Então, traga essa pessoa logo de início para interagir com o profissional. Isso evita buracos negros, quando as coisas param por indefinições.Bom, aprovado o Estudo Preliminar, vem a etapa de Projeto e do detalhamento de todas as soluções, bem como, de sua execução. Quanto mais interatividade, objetividade e total transparência tenham sido efetivas na fase do "briefing" e Estudo Preliminar mais positiva será esta etapa, que é fundamental para a fase de execução do projeto.Como podemos notar transparência é uma palavra-chave para o sucesso do seu projeto. O processo de decisão também é fator determinante para o resultado final, em especial no que se refere a custo e prazo. Muitas vezes, o orçamento estoura porque o Cliente não tinha certeza de uma solução vista no papel e não disse isso claramente para o profissional. Quando essa solução está pronta ou semi-pronta na obra o Cliente percebe que não era bem aquilo que queria. Bem, mas parte do custo já está comprometido, sem falar na perda de tempo. Se você tem dúvidas discuta abertamente com o profissional. Por isso, na fase de seleção do profissional é muito, muito importante que exista uma empatia entre você e ele (a). Muito do sucesso de todo o trabalho é resultante do conforto e da qualidade da relação entre Cliente e profissional.

About the Author

I'm Dilipkumar, the founder of Wordpresstoblogger.info. This blogger Template was made by me, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Wptoblogger

    Other Recommended Posts

  • decoração, design, projetos, serviços

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
back to top